Ajustes no Ubuntu (Linux)

12 de janeiro de 2014

PRELINK
Quando os programas são iniciados, eles precisam de diversas bibliotecas para funcionar. Essas bibliotecas podem ser integradas aos programas na hora da compilação, ou de maneira dinâmica, por um carregador, na hora em que o programa é iniciado.

No último caso, há vantagens no tamanho do código e no gerenciamento, porém o carregador precisa ficar procurando as bibliotecas necessárias toda hora que o programa é rodado, o que causa uma redução de performance. Quanto mais bibliotecas, maior a redução.

O Prelink diminui esse problema, fazendo com que essas bibliotecas sejam linkadas antes que o programa seja executado, ou seja, pré-linkadas.
Para usar o Prelink, vá ao terminal:

sudo aptitude install prelink
sudo vim /etc/default/prelink
Mude a linha PRELINKING=unknown para PRELINKING=yes. O resto pode ficar como está. Volte ao terminal e digite:
sudo /etc/cron.daily/prelink
Como é a primeira vez que ele está sendo rodado, irá demorar um pouco. Após feita todas as pré-linkagens, você já poderá notar a diferença.

IMPORTANTE
Sempre que você fizer um update do sistema, rode o prelink com o comando acima novamente, para que as bibliotecas sejam linkadas novamente. Se você não fizer isso, poderá ter um comportamento errático, uma vez que poderão existir referências à bibliotecas que já estão outdated.


fonte:
http://www.paulocotta.com/2010/06/otimizando-ubuntu-preload-prelink.html

0 comentários:

Postar um comentário

Veja outras Publicações