Causas para perda de comunicação nas Impressoras Fiscais

8 de abril de 2016

Perda de Comunicação?

Você já deve ter recebido uma daquelas ligações onde seu cliente diz que seu aplicativo não está comunicando com a sua impressora, certo?

A primeira coisa que você pensa é:
-Poxa, o sistema está funcional em todos os clientes! Vai ter que continuar funcionando lá também, amenos que seja um problema na impressora.

 Às vezes o problema é tão simples e não enxergamos, procurando nos lugares mais complexos e fazendo a varredura em pontos que consideramos críticos. É quando vem à decepção, de descobrir que o problema era algo muito simples.
Abaixo seguem alguns problemas simples de resolver e que podem ocasionar na perda de comunicação com o aplicativo.
Porta do Fisco

Um erro muito comum de acontecer, é na limpeza da bancada ou a mesa do caixa, serem retirados os cabos da Impressora e na hora de montar novamente, ligar o cabo serial na Porta do Fisco ocasionando na perda de comunicação com a aplicação.

http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image001.jpg


Configurando a Velocidade do Equipamento

Outro ponto importante, é equalizar a velocidade do equipamento, com a velocidade da configuração da porta no computador, pois isto pode acarretar na perda de comunicação entre a aplicação e o equipamento.

Para configurar a velocidade na impressora, não é necessário intervenção técnica, e nenhum programa específico. Esta configuração pode ser feita pelo próprio painel da impressora.

Siga atentamente os seguintes passos:
·       Desligar o ECF
·       Ligar o ECF pressionando a tecla "AVANÇO" localizada no painel do ECF

http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image004.jpg

·       5 toques na tecla “SELEÇÃO” localizada no painel do ECF
·       1 Toque na Tecla "CONFIRMA" localizada no painel do ECF

E será impresso o seguinte menu:

 http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image006.jpg

               Após "SELECIONAR" a velocidade desejada pressione 1 vez a tecla "CONFIRMA".
Será impressa a mensagem: "Porta Serial do Usuário à: "
Exemplo: Porta Serial do Usuário à: 115200

Configuração na velocidade da Porta

Agora que a velocidade na impressora está configurada, é necessário configurar também a velocidade de comunicação da porta no computador.

Acesse: Menu Iniciar >Painel de Controle > Sistemas > Gerenciador de Dispositivos.

No Gerenciador de dispositivos, clique para expandir as Portas.

Localize a porta utilizada, clique com o botão direito do mouse na mesma e escolha a opção Propriedades.

Na janela aberta clique na guia Port Settings (Configurações de Porta).
http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image008.jpg

Nas Propriedades da Porta, selecione a velocidade compatível com a do equipamento e clique em OK. Pronto!

DarumaFramework.dll

Outro fator importante é verificar se a DarumaFramework.dll e suas dlls auxiliares estão na pasta do projeto(recomendável), ou no System32.

http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image009.jpg
Redução Z
Pode ser também que a impressora esteja bloqueada devido ao status da Redução Z.

·       Redução Z Pendente
·       Redução já emitida

Estas verificações podem ser feitas pelo GAD (Gerador de Arquivos Daruma) conforme na imagem abaixo.
Faça download do GAD: http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/downloads/Site_2011/Utilitarios/GAD_Delphi7exe.zip

http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image011.jpg

Configuração do XML
A configuração do XML pode influenciar na comunicação da aplicação também.

Edite o XML caso nenhum dos outros passos tenha resultado na comunicação.

Na chave localize as chaves: e .

Altere a porta e a velocidade igualando-as com a da configuração do micro.

Bobina
Confira a bobina da Impressora para garantir que ela está bem encaixada, pois pode ter ocorrido na troca da mesma, ela ter ficado mal encaixada, o que ocasionou na saída do eixo de rotação.

http://daruma.tempsite.ws/ddemkt_imagem/dicasetruques/image012.jpg




Um comentário :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Veja outras Publicações