Perda de Comunicação?
Você já deve ter recebido uma daquelas ligações onde seu cliente diz que
seu aplicativo não está comunicando com a sua impressora, certo?
A primeira coisa que você pensa é:
-Poxa, o sistema está funcional em todos os clientes! Vai ter que
continuar funcionando lá também, amenos que seja um problema na impressora.
Às vezes o problema é tão simples e não enxergamos, procurando nos
lugares mais complexos e fazendo a varredura em pontos que consideramos
críticos. É quando vem à decepção, de descobrir que o problema era algo muito
simples.
Abaixo seguem alguns problemas simples de resolver e que podem ocasionar
na perda de comunicação com o aplicativo.
Porta do Fisco
Um erro muito comum de acontecer, é na limpeza da bancada ou a mesa do
caixa, serem retirados os cabos da Impressora e na hora de montar novamente,
ligar o cabo serial na Porta do Fisco ocasionando na perda de comunicação com a
aplicação.
Configurando a Velocidade do Equipamento
Outro ponto importante, é equalizar a velocidade do equipamento, com a
velocidade da configuração da porta no computador, pois isto pode acarretar na
perda de comunicação entre a aplicação e o equipamento.
Para configurar a velocidade na impressora, não é necessário intervenção
técnica, e nenhum programa específico. Esta configuração pode ser feita pelo
próprio painel da impressora.
Siga atentamente os seguintes passos:
· Desligar o ECF
· Ligar o ECF pressionando a
tecla "AVANÇO" localizada no painel do ECF
· 5 toques na tecla “SELEÇÃO”
localizada no painel do ECF
· 1 Toque na Tecla
"CONFIRMA" localizada no painel do ECF
E será impresso o seguinte menu:
Após "SELECIONAR" a velocidade desejada pressione 1 vez a tecla "CONFIRMA".
Será impressa a mensagem: "Porta Serial do Usuário à: "
Exemplo: Porta Serial do Usuário à: 115200
Configuração na velocidade da Porta
Agora que a velocidade na impressora está configurada, é necessário
configurar também a velocidade de comunicação da porta no computador.
Acesse: Menu Iniciar >Painel de Controle > Sistemas > Gerenciador
de Dispositivos.
No Gerenciador de dispositivos, clique para expandir as Portas.
Localize a porta utilizada, clique com o botão direito do mouse na mesma
e escolha a opção Propriedades.
Na janela aberta clique na guia Port Settings (Configurações de
Porta).
Nas Propriedades da Porta, selecione a velocidade compatível com a do
equipamento e clique em OK. Pronto!
DarumaFramework.dll
Outro fator importante é verificar se a DarumaFramework.dll e suas dlls
auxiliares estão na pasta do projeto(recomendável), ou no System32.
Redução Z
Pode ser também que a impressora esteja bloqueada devido ao status da
Redução Z.
· Redução Z Pendente
· Redução já emitida
Estas verificações podem ser feitas pelo GAD (Gerador de Arquivos
Daruma) conforme na imagem abaixo.
Faça download do GAD:
http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/downloads/Site_2011/Utilitarios/GAD_Delphi7exe.zip
Configuração do XML
A configuração do XML pode influenciar na comunicação da aplicação
também.
Edite o XML caso nenhum dos outros passos tenha resultado na
comunicação.
Na chave localize as chaves: e .
Altere a porta e a velocidade igualando-as com a da configuração do
micro.
Bobina
Confira a bobina da Impressora para garantir que ela está bem encaixada,
pois pode ter ocorrido na troca da mesma, ela ter ficado mal encaixada, o que
ocasionou na saída do eixo de rotação.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir