ANDROID PARA PC (Usando uma Maquina Virtual)

31 de outubro de 2015

Mesmo com as diversas opções de execução ou espelhamento do Android no PC ou no Mac, uma instalação limpa do sistema com programas como o VirtualBox  é sempre mais simples e prática. Fazendo desse jeito você pode até mesmo usar o hardware do PC, dentro do Android (Bluetooth, USB e outros). Veja como usar a máquina virtual para ter o sistema operacional móvel no seu computador. 
Aprenda instalar o Android no PC usando o VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda instalar o Android no PC usando o VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Tutorial definitivo
O tutorial a seguir usa a imagem ISO do Android disponibilizada pelo projeto Android X86 (android-x86.org), especificamente o android-x86-4.4-r1.iso, já que a versão mais recente (android-x86-4.4-r2.iso) apresentou problemas nos testes. Antes de começar, veja como criar no VirtualBox a máquina virtual onde será instalado o Android.
Criando a máquina virtual do Android
Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o VirtualBox. Em seguida, instale e execute o aplicativo
Passo 2. Com o VirtualBox aberto, clique no botão “Novo”;
Clicando no botão Novo do Virtualbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no botão "Novo" do Virtualbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na janela que aparece, digite um nome para a máquina virtual e coloque o sistema operacional como “Linux” e a versão como “Other Linux (32bit)”. Depois, clique no botão “Próximo”;
Dando um nome a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Dando um nome a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Na próxima tela, coloque 1024 MB de memória RAM (ou mais, se preferir e puder) para o SO. Para prosseguir, clique no botão “Próximo”;
Definindo a quantidade de memória ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo a quantidade de memória ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Na tela de criação de disco, marque a opção “Criar um disco virtual agora” e siga as instruções do assistente de criação. O tamanho mínimo recomendado de um disco para o Android é 4 GB.
Iniciando a criação de um disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Baixando a imagem ISO e adicionando na máquina virtual
Passo 1. Faça o download da imagem ISO do Android e salve em uma pasta de sua preferência;
Passo 2. No Virtualbox, clique sobre o nome da máquina virtual criada e depois no botão “Configurações”;
Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na janela “Configurações”, clique na opção “Armazenamento”, e depois, no item “Vazio”, que fica abaixo de “Controladora: IDE” no quadro do meio. Então, clique na seta ao lado do ícone do CD e no menu que aparecer, escolha o item “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…”;
Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Na janela que será exibida, informe onde está a imagem ISO baixada e, depois, clique no botão “Abrir”. Ao voltar para a tela de “Configurações”, clique no botão “OK” para confirmar as alterações;
Selecionando a imagem ISO a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Instalando o Android no Virtualbox
Passo 1. No VirtualBox, clique na máquina virtual e no botão “Iniciar”;
Iniciando a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Na tela que aparece, escolha a opção “Installation – Install Android-x86 to harddisk”;
Iniciando a instalação do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na tela seguinte, selecione “Create/Modify partitions” (Criar/Modificar partições) e tecle enter;
Selecionando a opção Create/Modify partitions (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Create/Modify partitions" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Use a seta para a direita para navegar para até a opção “New” e pressione Enter;
Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. A seguir, selecione “Primary” e tecle enter;
Selecionando o tipo de partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Com a partição criada, posicione o cursos em “Bootable” e pressione enter;
Tornando a partição inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tornando a partição inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Por fim, vá até a opção “Write” e tecle enter;
Selecionando a opção de gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção de gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 8. Depois disso, aparecerá uma pergunta na tela. Digite “yes” e pressione enter;
Confirmando a gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 9. Voltar para a tela principal, selecione a partição que você acabou de criar e clique em OK.
Selecionando a partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 10. Na tela a seguir, selecione a opção “ext3″ e confirme;
Selecionando o formato da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o formato da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 11. Aparecerá uma tela pedindo a confirmação da formatação, para fazer isso, vá em “Yes” e tecle enter;
Confirmando a formatação da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a formatação da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 12. Quando aparecer uma pergunta sobre o GRUB, confirme selecionando “Yes” e teclando enter;
Confirmando a instalação do GRUB (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a instalação do GRUB (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 13. Depois, selecione “Yes” para instalar o diretório system como leitura e gravação;
Colocando diretório do sistema como leitura e gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando diretório do sistema como leitura e gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 14. Na última tela, vá na opção “Reboot” para reiniciar a máquina virtual e iniciar usando o Android (não esqueça de remover a imagem ISO).
Reiniciando o sistema para iniciar o Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o sistema para iniciar o Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto! O Android já está instalado e iniciará pedindo para ser configurado com a sua contaGoogle. Siga as instruções, responda corretamente e em pouco tempo você estará usando o Android em seu PC como se fosse em um tablet. Se você tiver dificuldade para usar o mouse, clique com o botão direito no ícone dele que fica no rodapé da janela da máquina virtual e marque a opção “Desabilitar Integração de Mouse”;

0 comentários:

Postar um comentário

Veja outras Publicações