No arquivo /etc/bash.bashrc você deve habilitar o bash completion, descomentando as linhas referentes à ele. Estranhamente o Debian é instalado com ele desabilitado. O bash completion é talvez o melhor recurso do shell, ele faz a mágica da tecla TAB. Por exemplo, não é necessário digitar apt-get install isc-dhcp-server, pressionando o TAB ele completa os comandos e mostra os pacotes possíveis. Então na prática é algo como apt-g<TAB> i<TAB> isc<TAB>s<TAB>.
if [ -f /etc/bash_completion ] && ! shopt -oq posix; then
Esta é uma daquelas coisas que é muito mais complicado explicar do que fazer, então teste você mesmo.
Procure pelas seguintes linhas no arquivo e remova as "#":
if [ -f /etc/bash_completion ] && ! shopt -oq posix; then
. /etc/bash_completion
fi
Com isso o bash completion estará habilitado para todos os usuários, e para que a alteração tenha efeito é necessário fazer logout e login novamente.
Repare que o bash completion é tão "inteligente" que ele analisa o contexto do sistema para mostrar as possibilidades de complementação dos comandos. Por exemplo, se você não tem o pacote htop instalado e digitar apt-get remove h<TAB><TAB> ele não colocará o htop na lista, apenas pacote já instalados. Outro exemplo são os módulos. Ao digitar modprobe <TAB><TAB> ele mostrará todos os módulos disponíveis, mas se for para remover, modprobe -r <TAB><TAB>, ele mostra apenas os módulos já carregados.
0 comentários:
Postar um comentário